Direito Digital e Compliance
Direito Digital e Compliance

A quarta revolução industrial chegou. Assuntos como privacidade e proteção de dados, segurança da informação, crimes digitais, criptomoedas, Blockchain, Big Data, Inteligência Artificial, Robótica, Internet das Coisas, dentre outros, devem ser tratados por quem tem um olhar jurídico orientado a esses problemas e tecnologias.

Artigos Recentes


Mais Lidos


Conecte-se comigo


Categorias


Direito Digital e Compliance

Acionista processa executivos da LabCorp por violação de dados

O autor alega que a postura negligente da empresa em relação à segurança levou a perdas no valor das ações.

Ricardo Córdoba BaptistaRicardo Córdoba Baptista

Um acionista da LabCorp, empresa norte-americana operadora das maiores redes de laboratórios clínicos do mundo, entrou com uma ação contra a empresa, seus executivos e diretores devido à perda no valor das ações causada por duas violações de dados que afetou milhões de pacientes.

A primeira violação, ocorrida em 2019, atingiu a fornecedora de cobrança terceirizada AMCA, afetando 7,7 milhões de pacientes da LabCorp, bem como outros milhões de pacientes de outros clientes corporativos, incluindo a Quest Diagnostics e a BioReference. A segunda violação, ocorrida no início de 2020 e ocasionada em decorrência de uma falha no website da companhia, expôs milhares de documentos de pacientes

O processo movido em 23 de abril pelo acionista Raymond Eugenio procura responsabilizar a alta administração da LabCorp pelos danos sofridos pela empresa e alterar seus procedimentos internos e de governança, de forma a evitar futuras violações.

O autor também alega que a LabCorp falhou na implementação de procedimentos adequados de segurança da informação, o que resultou diretamente nas duas violações de dados dos pacientes.

Recentemente, a empresa relatou perdas milhões de dólares no primeiro trimestres de 2020. A LabCorp diz que a pandemia de Covid-19 afetou a demanda de produtos, causando prejuízos de milhões de dólares, forçando a demissão de funcionários e redução de despesas.

Raymond Eugeno vs. Laboratory Corporation of America Holdings

LabCorp-processo

Advogado com pós-graduações em Direito Digital, Compliance e Segurança da Informação. Graduação em Filosofia. Certificado EXIN Data Protection Officer (PDPP). Membro da Internet Society. Faz parte do escritório Silva, Santana & Teston Advogados.