Direito Digital e Compliance

Categorias


Direito Digital e Compliance

Batalha entre as Big Techs e reguladores deve ser mais intensa

Multas e decisões desfavoráveis às empresas aumentarão nos próximos anos.

Ricardo Córdoba BaptistaRicardo Córdoba Baptista

Quase 18 meses desde a implementação do GDPR, Rafi Azim-Khan, líder da prática de cibersegurança, privacidade e proteção de dados do escritório de advocacia Pillsbury, em artigo publicado na CityAM, traz questões importantes sobre o embate entre as grandes companhias de tecnologia e os reguladores.

Os regulamentos estão fadados ao fracasso contra o desenvolvimento aparentemente irrefreável da tecnologia? E até que ponto os dados pessoais dos consumidores estão seguros nas mãos dessas empresas?

No centro da batalha estariam os gigantes da tecnologia, consumidores, reguladores e políticos. O nível de conscientização de todos esses atores vem aumentando. Ninguém tem dúvidas das capacidades de processamento de dados das empresas de tecnologia. Houve aumento de 160% nas reclamações dos consumidores no Gabinete do Comissário da Informação (autoridade de proteção de dados britânica) após a introdução do GDPR. Em alguns casos, o arbitramento das multas foi milionário, como os casos envolvendo a Google, a British Airways e a rede de hotéis Marriott.

Para Rafi Azim-Khan, nos próximos anos haverá um número ainda maior de decisões desfavoráveis às empresas e multas aplicadas, sobretudo à medida que Regulamento ePrivacy ganhar mais visibilidade.

Leia a íntegra do artigo Digital battlegrounds: The war between big tech and regulators.

Advogado com pós-graduações em Direito Digital, Compliance e Segurança da Informação. Graduação em Filosofia. Certificado EXIN Data Protection Officer (PDPP). Membro da Internet Society. Faz parte do escritório Silva, Santana & Teston Advogados.

Comments 0
There are currently no comments.