Direito Digital e Compliance

Categorias


Direito Digital e Compliance

Data Center ilegal na Alemanha é desmantelado

O centro de processamento de dados hospedava sites em centenas de servidores que armazenavam sites ilícitos.

Ricardo Córdoba BaptistaRicardo Córdoba Baptista

Na sexta-feira (27/09), autoridades alemãs disseram que fecharam um Data Center instalado em um antigo bunker da Otan. O local era repositório de centenas de servidores que armazenagem sites que supostamente comercializavam drogas, pornografia infantil e outras atividades ilegais. Sete pessoas foram presas.

O principal suspeito é um holandês de 59 anos. As autoridades acreditam que ele adquiriu o antigo bunker militar em Traben-Trarbach, uma pitoresca cidade localizada no oeste da Alemanha, em 2013.

Segundo os investigadores, as plataformas hospedadas incluem o “Cannabis Road”, um portal de tráfico de drogas; o “Wall Street Market”, que, até ser derrubado no início deste ano, era um dos maiores mercados online do mundo para venda de drogas, ferramentas para cibercriminosos; e sites como “Orange Chemicals”, que tratavam de drogas sintéticas.

Um ataque botnet à empresa alemã de telecomunicações Deutsche Telekom, no final de 2016, que derrubou cerca de 1 milhão de roteadores de clientes, também parece ter vindo do data center em Traben-Trarbach.

Você pode ser essa história com mais detalhes aqui: German Cops Raid “Cyberbunker 2.0,” Arrest 7 in Child Porn, Dark Web Market Sting

Advogado com pós-graduações em Direito Digital, Compliance e Segurança da Informação. Graduação em Filosofia. Certificado EXIN Data Protection Officer (PDPP). Membro da Internet Society. Faz parte do escritório Silva, Santana & Teston Advogados.

Comments 0
There are currently no comments.