Direito Digital e Compliance

Categorias


Direito Digital e Compliance

FoMo: medo de estar perdendo algo

A sensação de não conseguir se desconectar pode indicar algum problema.

Ricardo Córdoba BaptistaRicardo Córdoba Baptista

Recentemente, ao embarcar em um voo da Azul, enquanto lia a revista de bordo, tomei conhecimento da expressão FoMo. O termo, que para mim era uma novidade, existe desde o ano 2000 e foi criado pelo estrategista de marketing norte-americano Dan Herman 1. O acrônimo significa “Fear of Missing Out” (medo de estar perdendo algo).

A ideia remete à sensação de que outras pessoas possam estar tendo experiências gratificantes as quais “eu” não esteja participando. O FoMo seria caracterizado pelo desejo de permanecer continuamente conectado com o que os outros estão fazendo.2

Tenho certa tendência em torcer o nariz para algumas invenções terminológicas, que nada mais são do que novas roupagens para conceitos já existentes. De todo modo, o “medo de estar perdendo algo” parece ser uma realidade dos nossos tempos, sobretudo num mundo superconectado, onde muitas das nossas experiências são mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação.

Quem nunca experimentou uma sensação de ansiedade ao receber uma mensagem do grupo do WhatsApp e sentiu-se na obrigação de comentá-la, enquanto assistia a um interessantíssimo filme?

Como não encontrei no site da Azul Magazine o artigo em questão, de autoria do psicólogo Cristiano Nabuco, tomei a liberdade de disponibilizá-lo aqui:

Referências:

  1. Understending FoMO: http://fomofearofmissingout.com/fomo
  2. Motivational, emotional, and behavioral correlates of fear of missing out: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0747563213000800

Advogado com pós-graduações em Direito Digital, Compliance e Segurança da Informação. Graduação em Filosofia. Certificado EXIN Data Protection Officer (PDPP). Membro da Internet Society. Faz parte do escritório Silva, Santana & Teston Advogados.

Comments 0
There are currently no comments.