Direito Digital e Compliance

Categorias


Direito Digital e Compliance

Livro: Fundamentos de Segurança da Informação

Ricardo Córdoba BaptistaRicardo Córdoba Baptista

O livro Fundamentos de Segurança da Informação é uma obra de leitura fácil que explica de forma clara as abordagens de gerenciamento de segurança da informação.

Trata-se de uma obra essencial para quem está se iniciando na matéria. Os conceitos de segurança da informação apresentados no livro estão baseados nas normas ISO/IEC 27001:2013 e ISO/IEC 27002:2013.

Prefácio da obra

A palavra “segurança” tem, por natureza, uma sensação negativa associada a ela. Segurança é, na prática, aplicada apenas por um motivo: quando há o risco de as coisas não ocorrerem como deveriam. Neste livro, são explicados vários tópicos sobre a segurança de TI da forma mais simples possível, pois a segurança de TI é responsabilidade de todos, embora muitos usuários de TI não percebam isso.

Segurança não é algo novo e, de fato, as raízes da segurança de TI têm mais de 2.000 anos de idade. Por exemplo, os egípcios utilizavam hieróglifos não padronizados esculpidos em monumentos e os romanos inventaram a chamada cifra de César para criptografar mensagens. Além disso, a segurança física é muito antiga. Pense nas defesas e fortalezas antigas como a grande Muralha da China. Nos últimos anos a segurança física está cada vez mais dependente da TI, e a segurança física também é necessária para proteger a informação. Por isso, ambas estão juntas novamente.

A primeira edição deste livro foi publicada em 2011. O conteúdo foi desenvolvido em uma estreita colaboração com a EXIN. Originalmente, pretendia-se ser um livro de estudos para qualquer um que estivesse treinando para o exame de Fundamentos de Segurança da Informação da EXIN (com base na ISO/IEC 27002). Entretanto, também é adequado para quem quiser saber mais sobre o assunto, uma vez que você pode usá-lo como documento de conscientização para a segurança de TI. Este livro destina-se a ser lido por todos aqueles que querem saber mais sobre segurança de TI, mas também por pessoas que querem ter uma compreensão básica sobre a segurança de TI como alicerce para aprender mais.

A organização de Profissionais de Segurança da Informação da Holanda (PvIB) endossa este livro como um começo muito bom no mundo da segurança da informação. É uma leitura obrigatória.

Fred van Noord, Presidente da PvIB (Platform voor Informatiebeveiliging)
www.pvib.nl.

Fundamentos do Segurança da Informação
Autores
: Hans Baars, Kees Hintzbergen, e outros
Editora: Brasport
Onde comprarclique aqui

Advogado com pós-graduações em Direito Digital, Compliance e Segurança da Informação. Graduação em Filosofia. Certificado EXIN Data Protection Officer (PDPP). Membro da Internet Society. Faz parte do escritório Silva, Santana & Teston Advogados.

Comments 0
There are currently no comments.