Direito Digital e Compliance

Categorias


Direito Digital e Compliance

Milhões de usuários do Facebook têm números de telefone expostos

Os dados pessoais dessa estavam armazenados em um servidor desprotegido.

Ricardo Córdoba BaptistaRicardo Córdoba Baptista

O Facebook confirmou relatos de que uma base de dados contendo números de telefone vinculados às contas de mais de 419 milhões de usuários sofreu uma enorme violação de dados.

De acordo com o TechCrunch, o banco de dados, que está relacionado a 133 milhões de contas do Facebook nos EUA, 50 milhões de contas no Vietnã e 18 milhões de contas no Reino Unido, foi encontrado em um servidor não protegido por senha. 1

Cada registro também continha o ID do usuário no Facebook, que pode ser usado para identificar o nome de usuário. Alguns dos registros continham o nome do usuário, sexo e localização por país.

Fonte: TechCrunch

O banco de dados foi retirado do ar, mas o proprietário não foi identificado, apesar dos esforços dos profissionais da área de segurança da informação.

Um porta-voz do Facebook, Jay Nancarrow, minimizou a violação : “Este conjunto de dados é antigo e parece ter informações obtidas antes de fazermos alterações no ano passado para remover a capacidade das pessoas de encontrar outras pessoas usando seus números de telefone. Foi retirado e não vimos nenhuma evidência de que as contas do Facebook foram comprometidas”.

Mesmo que essas afirmações façam algum sentido, os números de telefone de um ano não são tão antigos assim, tendo em vista que a grande maioria das pessoas costuma manter seus números de telefone por mais de dois anos.

Vale lembrar que em maio, os dados de 49 milhões de usuários do Instagram, que pertence ao Facebook, foram violados. Na época, o Facebook subestimou a questão, dizendo que não encontrou evidências de que os dados fossem usados ​​com intenções maliciosas.2

Referências

  1. A huge database of Facebook users’ phone numbers found online: https://techcrunch.com/2019/09/04/facebook-phone-numbers-exposed/
  2. Instagram Breach Exposes Personal Data of 49 Million Users: https://www.cpomagazine.com/cyber-security/instagram-breach-exposes-personal-data-of-49-million-users/

Advogado com pós-graduações em Direito Digital, Compliance e Segurança da Informação. Graduação em Filosofia. Certificado EXIN Data Protection Officer (PDPP). Membro da Internet Society. Faz parte do escritório Silva, Santana & Teston Advogados.

Comments 0
There are currently no comments.