Direito Digital e Compliance

Categorias


Direito Digital e Compliance

ONU: aumento do investimento em capacitação em cibersegurança

Em um grupo de trabalho de segurança cibernética da ONU, representante do Reino Unido pediu aumento dos investimentos em capacitação.

Ricardo Córdoba BaptistaRicardo Córdoba Baptista

Em recém convocado Grupo de Trabalho Aberto das Nações Unidas (OEWG) sobre desenvolvimento da TI e telecomunicações no contexto da segurança internacional, o governo do Reino Unido pediu mais investimentos na capacitação em cibersegurança e enfatizou a importância de respeitar o direito internacional aplicável ao “mundo digital”.1

Alexander Evans, representante do Reino Unido no OEWG, disse que as escolhas que cada país-nação fez sobre como “desenvolver, aplicar e regular” a tecnologia digital foram importantes para todos os outros países.

Como tal, ele disse, a ONU, com 193 membros, tem uma grande oportunidade de moldar o desenvolvimento do mundo da cibersegurança e levá-lo a desempenhar as principais missões da organização para oferecer paz e segurança, além de promover e respeitar os direitos humanos.

“Vários estados e outros comentaram que há um desafio real em termos de capacidade de abordar a segurança cibernética e implementar normas cibernéticas. Nós concordamos. Esse é um problema de alta prioridade e precisa ser resolvido”, disse Evans.

O discurso completo pode ser lido aqui.

Referências

  1. UK calls for cyber capacity-building at UN security group: https://www.computerweekly.com/news/252470459/UK-calls-for-cyber-capacity-building-at-UN-security-group

Advogado com pós-graduações em Direito Digital, Compliance e Segurança da Informação. Graduação em Filosofia. Certificado EXIN Data Protection Officer (PDPP). Membro da Internet Society. Faz parte do escritório Silva, Santana & Teston Advogados.

Comments 0
There are currently no comments.