Direito Digital e Compliance

Categorias


Direito Digital e Compliance

Sofisticada operação que fraudava anúncios online foi desmantelada

Para o desmonte da complexa rede global foi fundamental a cooperação entre o FBI e diversas empresas.

Ricardo Córdoba BaptistaRicardo Córdoba Baptista

Ação cooperada entre o FBI, Google, a empresa de combate a fraudes de anúncios WhiteOps e diversas companhias de segurança da informação derrubou um dos maiores e mais sofisticados esquemas de fraudes de anúncios digitais.

A fraude, que consistia em gerar cliques ilegítimos em anúncios online, foi responsável pela infecção de 1,7 milhão de computadores, gerando dezenas de milhões de dólares em receita. 1

De acordo com o comissário do Departamento de Polícia de Nova York, James P. O ‘ Neill:

Esta investigação destaca a colaboração dos setores público e privado em todo o mundo e confirma novamente a absoluta necessidade de compartilhamento de informações entre agências. Criminosos – especialmente aqueles que operam pela internet – não se preocupam com fronteiras jurisdicionais, por isso é fundamental que a comunidade policial trabalhe em conjunto para alcançar nosso objetivo comum de proteger as pessoas que servimos.

Apelidado de 3ve, acredita-se que o esquema estava ativo desde 2014. A atividade fraudulenta ganhou escala a partir de 2017, gerando mais de US$ 30 milhões a partir de anúncios online que nunca foram realmente visualizados por usuários reais.

Para gerar cliques falsos sobre os anúncios e ser remunerado, o esquema 3ve implementou táticas diferentes, como a criação das suas próprios botnets e de versões falsas de sites e perfis de visitantes, venda de anúncios fraudulentos a anunciantes, “sequestro” de endereços IP, uso de proxies para ocultar endereços IP e infecção de PCs com programas maliciosos.

William F. Sweeney Jr., diretor assistente do FBI, afirmou:

Esses indivíduos construíram uma infraestrutura de publicidade digital complexa e fraudulenta com o propósito expresso de enganar e fraudar empresas que acreditavam estar agindo de boa-fé, custando-lhes milhões de dólares. Esse tipo de exploração mina a confiança no sistema, tanto das empresas quanto de seus clientes . Graças ao trabalho árduo de nossos adidos legais e parceiros de aplicação da lei no exterior, a cooperação de nossos parceiros do setor privado internacional e dos EUA, os acusados ​​enfrentarão a justiça por seus supostos crimes.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) acusou 8 pessoas da Rússia, Cazaquistão e Ucrânia, que supostamente administravam a fraude de publicidade online. 2

Referências

  1. White Ops, Google Dismantle Massive Online Fraud Operation Named ‘3ve’: https://www.whiteops.com/press-releases/3ve-google-whiteops-online-fraud
  2.  Two International Cybercriminal Rings Dismantled and Eight Defendants Indicted for Causing Tens of Millions of Dollars in Losses in Digital Advertising Fraud: https://www.justice.gov/usao-edny/pr/two-international-cybercriminal-rings-dismantled-and-eight-defendants-indicted-causing

Advogado com pós-graduações em Direito Digital, Compliance e Segurança da Informação. Graduação em Filosofia. Certificado EXIN Data Protection Officer (PDPP). Membro da Internet Society. Faz parte do escritório Silva, Santana & Teston Advogados.

Comments 0
There are currently no comments.