Direito Digital e Compliance

Categorias


Direito Digital e Compliance

Podcast: Por que é tão difícil ter privacidade?

Podcast com Beverly Allen | Cobertura de Evento ISSA International Summit 2019 pela ITSP Magazine.

Ricardo Córdoba BaptistaRicardo Córdoba Baptista

Quem poderia imaginar? Atualmente, após tantos anos de compartilhamento desenfreado de dados pessoais em sites e mídias sociais, as pessoas, novamente, começam a se preocupar com sua privacidade.

Infelizmente, há um problema: uma vez que a pasta de dente está fora do tubo, você não pode simplesmente colocá-la novamente, especialmente em ambientes altamente técnicos e hiperconectados, como os que vivenciamos nos negócios, governos e sociedade.

Hoje, o foco deve estar na proteção e segurança dos dados compartilhados que já estão prontos, portanto, a colaboração entre profissionais de privacidade e segurança é de extrema importância.

Isso não apenas porque as informações já foram abandonadas e compartilhadas, mas também porque essas informações criam conveniências que podem variar de sugestões precisas de filme ou parceiro a um anúncio direcionado, ou um melhor tratamento médico ou prevenção de doenças, proporcionando saúde e bem-estar a alguém. Isso já ocorre no setor de saúde, em que uma abundância de dados pode fazer a diferença entre a vida e a morte.

É aí que “confiança e transparência” voltam ao grande palco. Mesmo com o GDPR e o CCPA, ainda concordamos com a impressão minúscula nos contratos do usuário que são feitos para nos “enganar” a entregar nossas informações privadas para serem usadas de formas que talvez não estejam totalmente transparentes.

Como indivíduos, tendemos a considerar a privacidade, pois não queremos que nossas informações pessoais se tornem públicas ou sejam acessadas por alguém não autorizado. Em vez disso, a verdade é que estamos colocando nossos dados nas mãos da organização cujo serviço nos inscrevemos e confiamos que eles não serão invadidos nem compartilharão maliciosamente nossas informações.

Qual é a nossa situação? Estamos presos à confiança cega? Estamos limitados à uma legislação tardia e às práticas da indústria? Ou existem métodos disponíveis pelos quais podemos começar a controlar como nossas informações são criadas, coletadas, armazenadas, usadas e compartilhadas?

Ouça o podcast realizado pela ITSP Magazine com Beverly Allen, Associate General Counsel, Chief Compliance Officer, Chief Privacy Officer da Inovalon.

Advogado com pós-graduações em Direito Digital, Compliance e Segurança da Informação. Graduação em Filosofia. Certificado EXIN Data Protection Officer (PDPP). Membro da Internet Society. Faz parte do escritório Silva, Santana & Teston Advogados.

Comments 0
There are currently no comments.