Direito Digital e Compliance

Categorias


Direito Digital e Compliance

Proteção da privacidade com o Ghostery

Extensão para navegadores ajuda na proteção da privacidade.

Ricardo Córdoba BaptistaRicardo Córdoba Baptista

Sabemos que ao navegar pela Internet muitas informações a nosso respeito são coletadas.

Como muitos modelos de negócio na Internet são baseados em publicidade, existem empresas que usam tecnologias de rastreamento para monitorar nossos hábitos de navegação para vendê-los a outras empresas que usarão essas informações com o fim de criar anúncios segmentados. No final das contas, sempre que visitamos um site, tem “alguém” nos espiando.

Permitir o rastreamento do visitante sem que ele consinta expressamente é uma violação da privacidade. A verdade é que a maioria dos usuários não está ciente de que são rastreados.

Quer ter uma ideia da quantidade de sites que coletam nossos dados de navegação? Instale o Ghostery, uma extensão para navegadores, que ajuda na proteção da privacidade. A extensão permite a visualização e o bloqueio de rastreadores. A ferramenta ainda poderá servir de auxílio àqueles que buscam conformidade com as leis de privacidade e proteção de dados.

Você ficará surpreso com a quantidade de sites que nos rastreiam ou possibilitam que sejamos rastreados.

Exemplo do Ghostery em funcionamento quando o UOL é acessado.

Advogado com pós-graduações em Direito Digital, Compliance e Segurança da Informação. Graduação em Filosofia. Certificado EXIN Data Protection Officer (PDPP). Membro da Internet Society. Faz parte do escritório Silva, Santana & Teston Advogados.

Comments 0
There are currently no comments.