Direito Digital e Compliance

Categorias


Direito Digital e Compliance

O uso de senhas fracas é um problema persistente

Trata-se de um problema relacionado à nossa memória. O uso de um software gerenciador pode nos ajudar.

Ricardo Córdoba BaptistaRicardo Córdoba Baptista

Apesar dos incessantes avisos, o uso de senhas fracas, como 123456 e qwerty, ainda persiste. Parece que os alertas nunca serão suficientes.

Aparentemente, o problema é bobo e simples, mas não é. Trata-se de uma questão comportamental. Em verdade, nos sentimos sobrecarregados com a quantidade de regras de segurança que devem ser seguidas e com o número crescente de contas que devem ser gerenciadas.

Senhas fortes demoram mais para serem digitadas e são difíceis de memorizar. Elas são caras em tempo e esforços. Na maioria dos casos, escolhemos o caminho menos tortuoso. É a nossa natureza.

Como nosso memória é limitada, acredito que esse problema, do ponto de vista comportamental, seja insanável. O uso de um software gerenciador de senhas ajudaria, em alguma medida, a mitigar os riscos relacionados ao uso de uma senha fraca.

Ao usar um software gerenciador, você usará apenas uma senha para acessar todas as outras, que estarão criptografadas. É uma boa opção, desde que você crie uma senha mestra realmente forte.

Algumas indicações:

Advogado com pós-graduações em Direito Digital, Compliance e Segurança da Informação. Graduação em Filosofia. Certificado EXIN Data Protection Officer (PDPP). Membro da Internet Society. Faz parte do escritório Silva, Santana & Teston Advogados.

Comments 0
There are currently no comments.